
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Reunion - 68th visitor

sexta-feira, 18 de novembro de 2011
3 anos depois... "Voar de F-16"




Depois na parede está um quadro que diz o seguinte: "Certifica-se que, no dia 18 de Novembro do ano da graça do Senhor de 2008, o Sr. Jorge Ruivo, desafiando as leis da gravidade e, num misto de temor e coragem, ousou deixar a firmeza da terra e aventurar-se

terça-feira, 15 de novembro de 2011
Oman - 67th visitor




quarta-feira, 26 de outubro de 2011
311 Sqn e 312 Sqn de Volkel - 60º Aniversário

Em Agosto voltei a Zoersl para o segundo curso de fotografia ar-ar organizado pelo Eric Coeckelberghs e pela sua equipa do Aviation Photo-Crew team. Este ano por ser repetente tive o privilégio de ser incluído num programa que incluía o primeiro voo de 2 F-16 de Volkel que pertenciam à Esquadra 311 e outro à Esquadra 312 com um pintura especial na cauda. Foram cerca de 40 minutos fantásticos
tendo como fundo os diversos tipos de paisagem holandesa, os braços de água, terrenos de cultivo e povoações. Mas para chegar aqui eu tive uma atribulada viagem que começo com um atraso de 1 hora do voo da TAP para Bruxelas, ora isto originou que chegasse uma hora mais tarde e o balcão da AVIS já estava fechado para levantar a viatura.
Após as minhas tentativas de Lisboa, não consegui que esperassem por mim e graças a isso tive de dormir no Aeroporto e perdi a noite do Hotel. Digamos que não é o local mais apropriado para passar a noite, mas nessa altura ainda era uma surpresa para mim o voo
com F-16's. É mesmo isso que estão a pensar, já estava um bocado irritado com tudo isto e não era para menos, mas o tempo passou e mal dormido lá fui eu levantar a viatura para me dirigir para Zoersl. Como o voo era bastante cedo, eu já fazia contas de cabeça com o tempo que tinha
de utilizar na viagem de carro para não perder este voo ( até aqui eu ainda não sabia dos F-16's ), mas consegui chegar mesmo mesmo em cima da hora. Foi prepara as máquinas, colocar o equipamento, escolher os lugares e aí estava eu no ar para uma sessão de fotografias ar-ar. Após uns minutos de voo, sem saber
para onde ia, comecei a destressar e a apreciar a paisagem lá de cima até que apareceram 2 pontinhos negros no horizonte que não me enganavam, eram 2 F-16 a aproximarem-se do Skyvan. Daqui para a frente escusado será de dizer que foi simplesmente espectacular e que o tampo passou num ápice, nem dei por ele.
Descolamos da Bélgica mas a sessão foi toda efectuada em território holandês e uma curiosidade foi o facto de nos noticiários holandeses da hora de almoço, ter passado a noticia que 2 F-16 tinham ando a perseguir um avião civil, provavelmente em manobras anti-
terroristas. Afinal este dia não foi tão péssimo como eu inicialmente imaginei quando estava a tentar passar pelas brasas no Aeroporto de Bruxelas, aliás digo mais, foi uma das minhas melhores aventuras, que acabou bem após um inicio bastante atribulado. Agora espero que o terceiro ano do curso tenha algo de espectacular também, porque o curso de fotografia ar-ar para quem o frequenta, digamos que até fica bem "chumbar", para voltar no ano seguinte. Fiquem bem, Jorge Ruivo Nota: Um agradecimento especial ao Eric e ao Frank Crebas pela organização do voo.







terroristas. Afinal este dia não foi tão péssimo como eu inicialmente imaginei quando estava a tentar passar pelas brasas no Aeroporto de Bruxelas, aliás digo mais, foi uma das minhas melhores aventuras, que acabou bem após um inicio bastante atribulado. Agora espero que o terceiro ano do curso tenha algo de espectacular também, porque o curso de fotografia ar-ar para quem o frequenta, digamos que até fica bem "chumbar", para voltar no ano seguinte. Fiquem bem, Jorge Ruivo Nota: Um agradecimento especial ao Eric e ao Frank Crebas pela organização do voo.

domingo, 25 de setembro de 2011
Sudão - 66º visitor

domingo, 11 de setembro de 2011
Koksijde Air Show 2 - Solo Demos



contruída nos anos 30; o Sptifire holandês cujo barulho do motor é inconfundível e a levar a nossa imaginação aos tempos da Segunda Guerra Mundial. Segui-se um Fouga Magister com

pintura francesa mas representando um dos aviões mais carismáticos do Força Aérea Belga. Um Gloster Meteor, este fazendo a sua primeira aparição em festivais aéreos. Hawker Hunter holandês,

marcando presença como um dos caças que fez parte do inventário da Força Aérea Belga no passado. Um Alphajet francês com uma pintura especial dos 50 anos da Escola de Caças, seguindo-se os tão conhecidos F-16 Belga e Holandês dos

respectivos F-16 Demo Teams, o F-16 holandês com uma passagem com o Apache da Demo Team holandesa. No fim uma superba demonstração de performance do F-18 Suiço, que já me habituou a um espectáculo sempre nos limites

com momentos espectaculares de fotografia. O tempo esteve misto, por vezes até fez sol, mas houve situações em que ter nuvens negras como fundo originaram fotos fora do normal,

não para mim que já estou habituado. Esta foi a segunda parte de um festival aéreo que durou 2 dias, curiosamente durante a semana e que teve bastante movimentação aérea. Para o ano 2012 talvez estes eventos sejam mais comedidos atendendo aos grande cortes orçamentais, os americanos já os iniciaram patrocinando apenas 1 Demo Team, a do F-22, ficando as outras de fora no próximo ano, como a do A-10, F-16 e do F-15. Fiquem bem, Jorge Ruivo

quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Koksijde Air Show 1 - Patrulhas Acrobáticas








sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Singapura - 65th visitor

domingo, 17 de julho de 2011
59º Aniversário - Força Aérea Portuguesa







domingo, 10 de julho de 2011
Eslováquia - 64º




domingo, 3 de julho de 2011
Montijo Spotterday - 22 Junho 2011



poderá ter sido uma das ultimas. Da parte da tarde que foi o período maior numero de participações, começámos com a chegada de um C-130 que nas manobras de aterragem nos proporcionou fantásticos momentos fotográficos. Tempo ainda para uma passagem baixa de uma

parelha de F-16 liderada pelo Jaguar 06. O C-295, a nova coqueluche da FA também não deixou os créditos por mãos alheias e por fim uma referencia ao EH-101 da Esquadra 751 cujo lema é "Para que outros vivam" e onde pudemos registar as manobras de treino, da Esquadra que em terra ou na água aparecem

dos céus para chegar a quem precisa. O agradecimento à Força Aérea por mais uma vez, nos permitir estarmos tão próximos de um dia normal de trabalho militar para darmos gosto ao nosso hobby preferido, fotografar aeronaves militares. Fiquem bem, Jorge Ruivo