domingo, 25 de setembro de 2011
Sudão - 66º visitor
De Africa, mais propriamente do Sudão veio um novo visitante do CannonTwo. Oficialmente República do Sudão, é um país africano, limitado a norte pelo Egito, a leste pelo Mar Vermelho, por onde faz fronteira com a Arábia Saudita, pela Eritreia e pela Etiópia, a sul pelo Sudão do Sul e a oeste pela República Centro-Africana, Chade e Líbia. A capital é Cartum. Conhecido na Antiguidade como Núbia, o Sudão é incorporado ao mundo árabe na expansão islâmica do século VII. Entre 1820 e 1822, é conquistado e unificado pelo Egito e posteriormente entra na esfera de influência do Reino Unido. Em 1881 eclode uma revolta nacionalista chefiada por Muhammad Ahmed bin' Abd Allah, líder religioso conhecido como Mahdi, que expulsou os ingleses em 1885. Ele morre logo depois e os britânicos retomam o Sudão em 1898. No ano seguinte, a Nação é submetida ao domínio egípcio-britânico. Obtém autonomia limitada em 1953 e independência total em 1956. O idioma oficial é o árabe e o Islamismo predomina em cerca de 95% da população. Eu espero que este blogue seja do agrado. muito obrigado pela visita, Jorge Ruivo
domingo, 11 de setembro de 2011
Koksijde Air Show 2 - Solo Demos
Do grande Festival Aéreo Belga que se realizou na Base Aérea de Koksijde, é a vez agora de dar nota das aeronaves que efectuaram demonstrações de performance. Desde aviões antigos que estamos habituados a ver parados nos Museus, até às mais modernas, volto a referir que quem optou por este festival viu um pouco de tudo. Iniciando pelas antiguidades uma demonstração do De Havilland Dragon Rapide DH-98A representando a Scottish Airways, uma raridade
contruída nos anos 30; o Sptifire holandês cujo barulho do motor é inconfundível e a levar a nossa imaginação aos tempos da Segunda Guerra Mundial. Segui-se um Fouga Magister com
pintura francesa mas representando um dos aviões mais carismáticos do Força Aérea Belga. Um Gloster Meteor, este fazendo a sua primeira aparição em festivais aéreos. Hawker Hunter holandês,
marcando presença como um dos caças que fez parte do inventário da Força Aérea Belga no passado. Um Alphajet francês com uma pintura especial dos 50 anos da Escola de Caças, seguindo-se os tão conhecidos F-16 Belga e Holandês dos
respectivos F-16 Demo Teams, o F-16 holandês com uma passagem com o Apache da Demo Team holandesa. No fim uma superba demonstração de performance do F-18 Suiço, que já me habituou a um espectáculo sempre nos limites
com momentos espectaculares de fotografia. O tempo esteve misto, por vezes até fez sol, mas houve situações em que ter nuvens negras como fundo originaram fotos fora do normal,
não para mim que já estou habituado. Esta foi a segunda parte de um festival aéreo que durou 2 dias, curiosamente durante a semana e que teve bastante movimentação aérea. Para o ano 2012 talvez estes eventos sejam mais comedidos atendendo aos grande cortes orçamentais, os americanos já os iniciaram patrocinando apenas 1 Demo Team, a do F-22, ficando as outras de fora no próximo ano, como a do A-10, F-16 e do F-15. Fiquem bem, Jorge Ruivo
contruída nos anos 30; o Sptifire holandês cujo barulho do motor é inconfundível e a levar a nossa imaginação aos tempos da Segunda Guerra Mundial. Segui-se um Fouga Magister com
pintura francesa mas representando um dos aviões mais carismáticos do Força Aérea Belga. Um Gloster Meteor, este fazendo a sua primeira aparição em festivais aéreos. Hawker Hunter holandês,
marcando presença como um dos caças que fez parte do inventário da Força Aérea Belga no passado. Um Alphajet francês com uma pintura especial dos 50 anos da Escola de Caças, seguindo-se os tão conhecidos F-16 Belga e Holandês dos
respectivos F-16 Demo Teams, o F-16 holandês com uma passagem com o Apache da Demo Team holandesa. No fim uma superba demonstração de performance do F-18 Suiço, que já me habituou a um espectáculo sempre nos limites
com momentos espectaculares de fotografia. O tempo esteve misto, por vezes até fez sol, mas houve situações em que ter nuvens negras como fundo originaram fotos fora do normal,
não para mim que já estou habituado. Esta foi a segunda parte de um festival aéreo que durou 2 dias, curiosamente durante a semana e que teve bastante movimentação aérea. Para o ano 2012 talvez estes eventos sejam mais comedidos atendendo aos grande cortes orçamentais, os americanos já os iniciaram patrocinando apenas 1 Demo Team, a do F-22, ficando as outras de fora no próximo ano, como a do A-10, F-16 e do F-15. Fiquem bem, Jorge Ruivo