terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Voar?

Isto foi um sms que eu recebi no sábado. Tenho o privilégio de receber assim uns sms's destes e quando isso acontece quer dizer que uns 20 a 30 minutos depois aí estou eu no éter. É sempre com alguma ansiedade e adrenalina que se abate sobre nós quando nos preparamos para um voo pela redondeza. Peguei na minha canon, bazei para a Gandara e lá estava o autor dos sms's, o meu grande amigo Octávio Novo, á minha espera para irmos para o ar, no Zephyr 2000 vermelho e branco, isto não é nenhuma indirecta para ninguém, mas a realidade ´q que o avião é mesmo vermelho e branco. Feita a inspecção visual, motor aquecido e a respectiva autorização, o Zephyr começa a rolar pela pista a rapidamente subimos suavemente até á altitude desejada. O destino é quase
sempre a linha de costa, S.Pedro de Moel, que é bem bonito visto de cima, seguimos para a Praia da Vieira e Pedrogão ou Pedra do Ouro e Paredes. Posso vos garantir que voar por cima da rebentação é uma sensação incrível, porque temos uma visibilidade de toda a rebentação e não existe turbulência, é mesmo espectacular. O regresso é com passagem pela Marinha Grande, chegamos de novo á Gandara uns treinos de aproximação com uns Low Approach e closes á mistura ( eh eh eh ) e finalmente a aterragem final. Desta vez ainda tentámos um ar-ar com a Piper, mas não foi possível, aqui o menino teve de se contentar com umas passagens baixas já com pouca luminosidade, mas fica para a próxima. Seguem-se os comentários
da praxe sobre o voo, mais 3 dedos de conversa e aí estou eu de regresso, com algumas fotos e a alteração em mim provocada pela sensação espectacular de ter voado. Bem eu agora vou ficar á espera de mais um sms destes, ok Octávio? Sim, é mesmo uma directa para ti, quanto a nós vamo-nos encontrando por aqui. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Isto foi um sms que eu recebi no sábado. Tenho o privilégio de receber assim uns sms's destes e quando isso acontece quer dizer que uns 20 a 30 minutos depois aí estou eu no éter. É sempre com alguma ansiedade e adrenalina que se abate sobre nós quando nos preparamos para um voo pela redondeza. Peguei na minha canon, bazei para a Gandara e lá estava o autor dos sms's, o meu grande amigo Octávio Novo, á minha espera para irmos para o ar, no Zephyr 2000 vermelho e branco, isto não é nenhuma indirecta para ninguém, mas a realidade ´q que o avião é mesmo vermelho e branco. Feita a inspecção visual, motor aquecido e a respectiva autorização, o Zephyr começa a rolar pela pista a rapidamente subimos suavemente até á altitude desejada. O destino é quase
sempre a linha de costa, S.Pedro de Moel, que é bem bonito visto de cima, seguimos para a Praia da Vieira e Pedrogão ou Pedra do Ouro e Paredes. Posso vos garantir que voar por cima da rebentação é uma sensação incrível, porque temos uma visibilidade de toda a rebentação e não existe turbulência, é mesmo espectacular. O regresso é com passagem pela Marinha Grande, chegamos de novo á Gandara uns treinos de aproximação com uns Low Approach e closes á mistura ( eh eh eh ) e finalmente a aterragem final. Desta vez ainda tentámos um ar-ar com a Piper, mas não foi possível, aqui o menino teve de se contentar com umas passagens baixas já com pouca luminosidade, mas fica para a próxima. Seguem-se os comentários
da praxe sobre o voo, mais 3 dedos de conversa e aí estou eu de regresso, com algumas fotos e a alteração em mim provocada pela sensação espectacular de ter voado. Bem eu agora vou ficar á espera de mais um sms destes, ok Octávio? Sim, é mesmo uma directa para ti, quanto a nós vamo-nos encontrando por aqui. Fiquem bem. Jorge Ruivo

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Real Thaw 2010 (2)

Terminou no dia 4 de Fevereiro o exercício militar Real Thaw 2010, que durante 2 semanas movimentou pelos nossos céus e por terra, centenas de militares com o objectivo de facultar treino, ao nível táctico, a todas as forças participantes, organizado pela nossa Força Aérea. Seia, Covilhã e especialmente Monte Real, aqui para nós, foram os cenários utilizados com diversas aeronaves, digo F-16's, dinamarqueses, belgas e nossos a passarem mesmo, mesmo a jeito de serem fotografados. Ok, esses foram o grosso da "coluna", mas houve também EH-101 Merlin, C-295 Persuader, Allouette III, F-18 e ainda o E-3 Awacs, este estacionado em Beja. Mas por Monte Real, foi um fartote de missões, digamos antes, barriguinha cheia para os spotters
descarregarem as memórias nas máquinas voadoras, cerca de 15 a 20 aeronaves descolavam em média por cada turno de missões, a juntar a isto os voos nocturnos, sempre bonitos de acompanhar pela panóplia de luzes da pista na fase das aterragens. Esta foi uma boa oportunidade para os nossos amigos habituais da Portela e Sá Carneiro poderem fotografar "algo" mais rápido, respeitando, claro, os gostos de cada um. Reparei que hoje estão cada vez mais spotters a fotografar em Monte Real, é com bom agrado que vejo este aumento de dia para dia, é que durante muitos anos, era só aqui o menino que "parecia" ter a exclusividade. Isto tem a consequência de aparecerem mais fotos nos diversos foruns, blogues e páginas pessoais, da divulgação da nossa Força Aérea por cá e para o estrangeiro, dando nota do que de bom temos por cá, é claro que me refiro á qualidade de fotos e consequentemente dos fotógrafos. Bem malta podemos dizer que começamos o ano de 2010 em grande, e logo com um spotterday (deste evento vou debruçar-me de seguida), e com muuuuiitttooooo sol, sim eu disse sol, ou melhor, o nuvem negra não teve qualquer influencia no tempo que se fez sentir. Só gostava de acrescentar mais um coisa, não tendo a haver com o exercício, mas coincidente com o mesmo, foi o facto de a Esquadra 201 Falcões ter lançado mais 4 pilotos o que enriqueceu e de que maneira as nossas fotos pelas manobras caracteristicas que são o de uma largada em voo solo, bem como toda a fase anterior em bilugares. Para eles aqui ficam os meus votos de bons voos que nós cá estamos para os documentar com os nossos "canhões". Bem vou ficar por aqui, meus caros continuem com as boas fotos habituais. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Terminou no dia 4 de Fevereiro o exercício militar Real Thaw 2010, que durante 2 semanas movimentou pelos nossos céus e por terra, centenas de militares com o objectivo de facultar treino, ao nível táctico, a todas as forças participantes, organizado pela nossa Força Aérea. Seia, Covilhã e especialmente Monte Real, aqui para nós, foram os cenários utilizados com diversas aeronaves, digo F-16's, dinamarqueses, belgas e nossos a passarem mesmo, mesmo a jeito de serem fotografados. Ok, esses foram o grosso da "coluna", mas houve também EH-101 Merlin, C-295 Persuader, Allouette III, F-18 e ainda o E-3 Awacs, este estacionado em Beja. Mas por Monte Real, foi um fartote de missões, digamos antes, barriguinha cheia para os spotters
descarregarem as memórias nas máquinas voadoras, cerca de 15 a 20 aeronaves descolavam em média por cada turno de missões, a juntar a isto os voos nocturnos, sempre bonitos de acompanhar pela panóplia de luzes da pista na fase das aterragens. Esta foi uma boa oportunidade para os nossos amigos habituais da Portela e Sá Carneiro poderem fotografar "algo" mais rápido, respeitando, claro, os gostos de cada um. Reparei que hoje estão cada vez mais spotters a fotografar em Monte Real, é com bom agrado que vejo este aumento de dia para dia, é que durante muitos anos, era só aqui o menino que "parecia" ter a exclusividade. Isto tem a consequência de aparecerem mais fotos nos diversos foruns, blogues e páginas pessoais, da divulgação da nossa Força Aérea por cá e para o estrangeiro, dando nota do que de bom temos por cá, é claro que me refiro á qualidade de fotos e consequentemente dos fotógrafos. Bem malta podemos dizer que começamos o ano de 2010 em grande, e logo com um spotterday (deste evento vou debruçar-me de seguida), e com muuuuiitttooooo sol, sim eu disse sol, ou melhor, o nuvem negra não teve qualquer influencia no tempo que se fez sentir. Só gostava de acrescentar mais um coisa, não tendo a haver com o exercício, mas coincidente com o mesmo, foi o facto de a Esquadra 201 Falcões ter lançado mais 4 pilotos o que enriqueceu e de que maneira as nossas fotos pelas manobras caracteristicas que são o de uma largada em voo solo, bem como toda a fase anterior em bilugares. Para eles aqui ficam os meus votos de bons voos que nós cá estamos para os documentar com os nossos "canhões". Bem vou ficar por aqui, meus caros continuem com as boas fotos habituais. Fiquem bem. Jorge Ruivo